domingo, 9 de junho de 2013

BIOGRAFIA DE GARCIA DE ORTA



Garcia de Orta nasceu em 1501 em Castelo de Vide e morreu em Goa a 1568. Foi Médico Português que viveu na índia e destacou-se sobre Botânica, Farmacologia, Medicina tropical e Antropologia. Estudou nas Universidades de Salamanca e Alcalá de Henares, diplomando-se em Artes, Filosofia natural e Medicina, por volta de 1523. Em Lisboa, tornou-se médico de El-Rei D. João III e conheceu o grande matemático Pedro Nunes.

Embarcou para a Índia a 12 de Março de 1534 como médico pessoal de Martim Afonso de Sousa, que foi para o Oriente como capitão-mor do mar da Índia entre 1534 e 1538 e governador de 1542 a 1545. Ganhou a amizade de Luís de Camões. Colóquio dos simples e drogas e coisas medicinais da Índia, editado em Goa em 1563. Garcia de Orta apresenta a primeira descrição rigorosa feita por um europeu das características botânicas , origem e propriedades terapêuticas de muitas plantas medicinais.
 
Os Colóquios incluem 57 capítulos onde se estuda um número aproximadamente igual de drogas orientais, principalmente de origem vegetal, como o aloés, o benjoim, a cânfora, a canafístula, o ópio, o ruibarbo, os tamarindos e muitas outras.

Na Europa a difusão da obra de Garcia de Orta Escrito em português, e não em latim como era habitual na literatura médica, o livro de Garcia de Orta só se tornou conhecido na Europa através da versão latina editada pelo médico e botânico Charles de l'Escluse, também conhecido por Clusius (1525-1609). Esteve na Península Ibérica a herborizar entre Maio de 1564 e Maio de 1565, onde visitou Salamanca, Madrid, Alcalá de Henares e outras localidades. Clusius esteve em Portugal, nomeadamente em Lisboa em Coimbra, desde Setembro de 1564 até meados de Janeiro de 156
Nota: Foi pena que o fanatismo e crueldade da inquisição não tivesse respeitado a memória dum homem como Garcia de Orta e fizesse ao seu corpo aquilo que nunca deveria ter feito a ninguém. E sua irmã Catarina...

 



Sem comentários:

Enviar um comentário