sábado, 31 de agosto de 2013

ABRAM OS OLHOS! ESTAS PRAIAS NÃO SÃO NO ALGARVE

Turismo contra venda de apartamentos no Sul de Espanha como sendo no “Algarve espanhol”


Presidente do Turismo de Algarve fala de "abuso da imagem e do nome" da região.

“Numa primeira leitura até parece que estão a valorizar o Algarve, mas é um abuso enorme”, afirma Desidério Silva Miguel Manso


O Turismo do Algarve quer impedir o uso abusivo do nome da região para publicitar a venda de apartamentos no sul de Espanha, anunciados num site dirigido ao mercado britânico como sendo localizados no “Algarve espanhol”.
Em causa está a promoção de propriedades para venda na zona de Ayamonte, junto à fronteira com Portugal, apresentadas como tendo preços até 50% mais baratos do que no “Algarve português” e prometendo um “estilo de vida luxuoso” apenas a 45 minutos do aeroporto de Faro.
“Somos frontalmente contra este tipo de abuso da imagem e do nome do Algarve”, afirmou o presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva, à agência Lusa, sublinhando que a instituição está a avaliar os mecanismos legais disponíveis para apresentar uma queixa às autoridades.
No site pode ler-se que o “Algarve espanhol” cobre a parte oeste da costa da Andaluzia, estendendo-se por 261 quilómetros de costa, dotada de praias bem preservadas e sem demasiada construção.
“Frequentemente associado ao sul de Portugal, o Algarve espanhol oferece uma magnitude de empreendimentos de golfe de topo, que favorecem o turismo durante todo o ano”, lê-se no texto de promoção dos apartamentos.
Neste sítio da internet é ainda referido que o Algarve espanhol tem “excelentes infra-estruturas” e que é facilmente acessível a partir dos aeroportos de Faro, Sevilha, Jerez e Gibraltar, servidos por voos low cost regulares com origem na maioria dos destinos europeus.
Desidério Silva repudia que se esteja a usar a imagem e o nome do Algarve como chamariz para vender um produto, procedimento que considera profissional e eticamente incorrecto.
“Numa primeira leitura até parece que estão a valorizar o Algarve, mas é um abuso enorme”, criticou, acrescentando que irá dar conhecimento da situação ao Turismo de Portugal e à secretaria de Estado do Turismo.
Em 2007, o deputado social-democrata algarvio Mendes Bota já tinha denunciado a utilização do nome do Algarve para a venda de empreendimentos imobiliários no Sul de Espanha, como se estivessem localizados na região.
Naquele caso, uma empresa promovia igualmente a venda de propriedades em Ayamonte, zona que era apontada como sendo em “el Algarve”.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário