sábado, 31 de agosto de 2013

JAPÃO - Abril 2013




1 - Você sabia que as crianças japonesas limpam as suas escolas todos os dias, por 15 minutos, juntamente com os professores, o que levou ao surgimento de uma geração de japoneses modestos e entusiastas da limpeza?

2 - Você sabia que qualquer cidadão japonês que tenha um cão, é obrigado a usar sacos de pano especial para apanhar os dejetos do cão? O desejo de manter a limpeza e a higiene faz parte da ética japonesa. 

3 - Você sabia que um empregado(a) de limpeza no Japão é chamado "engenheiro da saúde" e pode ter salários de USD 5000-8000 por mês? Está sujeito a provas escritas e oral!

4 - Você sabia que o Japão não tem recursos naturais, estão expostos a centenas de terremotos por ano mas, ainda assim, conseguiu tornar-se a terceira maior economia do mundo?

5 - Você sabia que Hiroshima retornou à sua economia vibrante, após a queda da bomba atómica, em apenas 10 anos? 

6 - Você sabia que o Japão impede o uso de telemóveis em comboios, restaurantes e esplanadas? 

7 - Você sabia que no Japão os alunos do primeiro ao sexto ano deve aprender a ética no trato com as pessoas?

8 - Você sabia que os japoneses, ainda que seja uma das populações mais ricas do mundo, não têm empregados domésticos? Os pais são responsáveis pela casa e pelos filhos.

9 - Você sabia que não há nenhuma avaliação (exame) do primeiro ao terceiro ano, porque o objetivo da educação é incutir os conceitos e desenvolvimento do caráter, e não apenas o exame e doutrina?

10 - Você sabia que num restaurante, com o sistema buffet, as pessoas só se servem do que vão comer e comem tudo? Nenhum alimento é desperdiçado.

11 - Você sabia que os comboios de alta velocidade apresentam, no máximo, um atraso de cerca de 7 segundos por ano? Eles apreciam o valor do tempo, são hiper pontuais, à escala do minuto e segundo.

12 - Você sabia que as crianças em idade escolar escovam os dentes e usam fio dental, após as refeições na escola, para aprenderem a manter a sua saúde oral desde cedo?

13 - Você sabia que os alunos terminam as refeições em meia hora para garantir uma boa digestão?

Estes alunos são o futuro do Japão.

 

Quiçá podemos aprender um pouco da cultura, desenvolvimento e a filosofia dos Japoneses.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário