terça-feira, 19 de novembro de 2013

A NEGOCIAÇÃO EM LIVRO

Todos podemos negociar bem
19 Novembro 2013, 00:01 por Pedro Barbosa
 

Os principais livros sobre negociação são norte-americanos e refletem a negociação pela perspetiva cultural norte-americana, usando exemplos da realidade local para ilustrar os principais conceitos e abordagens negociais. Perante esta situação, Pedro Fontes Falcão decidiu escrever um livro que procurasse ser mais útil para os portugueses, abordando o tema da negociação e gestão de conflitos de uma forma mais adequada à estrutura cultural dos portugueses, refletindo a sua experiência e conhecimento académico, assim como o conhecimento de vários executivos de topo portugueses que foram entrevistados, neste tema tão importante para o sucesso de qualquer gestor. Trata-se de uma obra com teor de alguma forma científico, mas acessível.
O livro está construído de uma forma prática e pretende ajudar os seus leitores a aplicarem de imediato a aprendizagem nas suas negociações na vida profissional e pessoal, partindo da apresentação de conceitos chave que depois são relevantes para a compreensão e utilização de recomendações e ferramentas. A ilustração com exemplos nacionais descritos pelos gestores entrevistados permite uma melhor compreensão e análise de situações negociais, apesar de ser uma limitação, porque o espectro é exclusivamente nacional.

O livro vai dando recomendações ao leitor ao longo dos passos habitualmente seguidos em qualquer negociação, dando maior destaque a situações negociais de cariz comercial ou estratégico, abordando também a importância da persuasão e da influência na negociação, terminando com a apresentação de algumas tendências atuais nas negociações.

Um livro interessante para quase todos os que querem tirar o maior benefício das negociações, tanto ao nível pessoal como profissional. Para quase todos nós, portanto.







Autor: Pedro Fontes Falcão
Data: Novembro 2013
Frase: Conceitos e estratégias para gestores de sucesso na arte de negociar
Palavras-chave: Negociação; Sucesso; tendências na negociação; gestor






Docente do IPAM e Porto Business School

Este artigo de opinião foi escrito em conformidade com o novo Acordo Ortográfico.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário