sexta-feira, 25 de abril de 2014

A UNIÃO EUROPEIA

Ferreira do Amaral "União Europeia desaparece se não for reformada"

O economista João Ferreira do Amaral considera que “a União Europeia desaparece se não for reformada” e que “a moeda única e as instituições orçamentais não estão apropriadas às diversas zonas da União”, como afirmou em entrevista ao Expresso.
Economia
União Europeia desaparece se não for reformada                                  
DR
“Estou convencido de que se a União Europeia não se reformar desaparecerá, porque não é possível sustentar muito tempo um espaço com baixo crescimento económico permanente, desemprego muito elevado e insatisfação geral dos povos”, afirmou, em entrevista ao Expresso, João Ferreira do Amaral.
PUB
O economista considera que “tradicionalmente, a grande ameaça [à independência de Portugal] era Espanha. Neste momento, é a União Europeia, porque as transferências de soberania têm sido de tal ordem que Portugal e os países mais pequenos não têm instrumentos para lidar com as consequências da globalização”.
Na perspetiva do homem que há muito se manifesta contra a união monetária, a única forma de corrigir a enorme fatura na Europa entre países do Norte e do Sul é “retirar o domínio monetário e orçamental que as instituições monetárias exercem”.
“Devido à moeda única, investimos basicamente em setores protegidos da concorrência externa e temos agora uma estrutura económica que precisa de uma enorme reformulação”, frisou.

Sem comentários:

Enviar um comentário