terça-feira, 10 de junho de 2014

COMO FUNCIONA A NOSSA JUSTIÇA

Condenado Estado paga 20 milhões por erros da Justiça

Há várias condenações mal efetuadas, seja por provas erradas ou identificações de arguidos trocadas. Como forma de compensação a estes cidadãos que saem prejudicados, o Estado é obrigado a pagar uma quantia a cada um deles. Sendo assim, a 'fatura' é de 20 milhões de euros, por ano, conta o Diário de Notícias (DN).
País
Estado paga 20 milhões por erros da Justiça                                          
PUB

 

Desde detenções feitas com base em provas erradas, identificações de arguidos trocadas, condenações com base em testemunhos falsos ou prisões preventivas que ultrapassam o prazo legal por demora nos tribunais, são várias condenações mal efetuadas em Portugal.
Por ano, a despesa já ronda os 70 milhões por ano nos tribunais judiciais de primeira instância, contou uma fonte ligada à administração da Justiça. Mas depois de esgotadas todas as possibilidades de recurso, o valor pago efetivamente é de 20 milhões de euros.
Tal acontece porque o Ministério Público vai recorrendo da decisão e há casos em que o valor da primeira instância é reduzido ou o Estado é absolvido.
Ainda assim, os magistrados também são afetados por estes erros. Sendo que poderão pagar do próprio bolso erros cometidos no exercício da profissão.

Sem comentários:

Enviar um comentário