terça-feira, 3 de janeiro de 2017

JOBS FOR THE BOYS

Janeiro 02 2017
O saldo do Serviço Nacional de Saúde até Novembro de 2016 agravou-se 69.000.000,00€ em relação ao mesmo m.ês de 2015 .
O agravamento foi, em percentagem, de 57% .
As causas principais do descalabro foram :
* a reposição salarial ;
* a passagem ao horário semanal de 35 horas ;
* um aumento nas contratações .
Como, ao promulgar o diploma da redução do horário semanal dos profissionais em funções públicas de 40 para 35 horas, o Presidente da República declarou que iria ficar atento e que se ocorresse acréscimo de despesa não hesitaria em solicitar análise da constitucionalidade do diploma, ficámos a aguardar a remessa ao Tribunal Constitucional ..
Remessa que, aliás, já tarda, o que se estranha, pois todos vimos assistindo à hiperactividade do actual Presidente da República .
publicado por Loscar Elmano às 17:12
PDFEmail


Dezembro 30 2016
O economista Eugénio Rosa efectua frequentemente estudos que visam fazer avultar os retrocessos ou, pelo menos, os reduzidos avanços nos direitos dos trabalhadores .
No trabalho mais recente do qual tive conhecimento, intitulado "PORTUGAL : um país onde se promove ( cito ) pensões e salários baixos", Eugénio Rosa refere a evolução verificada entre 1995 e 2015 na percentagem dos salários no PIB, indicando que a mesma baixou de 37,6% para 33,6%, agravando a repartição da riqueza Trabalho/Capital a favor das entidades patronais .
Pena é que o economista afecto à CGTP-IN não estenda a sua análise a algumas décadas antecedentes .
É que, se o tivesse feito - e os números são insuspeitos, pois que colhidos no Instituto Nacional de Estatística e no Ministério do Trabalho e da Segurança Social -, apontaria, por exemplo, que em 1960 a percentagem dos salários no PIB era de 46%, tendo subido para 46,6% em 1965 e para 52,8% em 1970, enquanto a percentagem em 2015 foi a mais baixa desde que existem indicadores .
Uma janela de liberdade mais rasgada, como assim se vê, não é necessariamente acpompanhada de uma maior justiça retributiva .
publicado por Loscar Elmano às 20:42
PDFEmail


Dezembro 29 2016
As actuações de Marcelo Rebelo de Sousa ( MRS ) continuam a ser passíveis de um comentário crítico, por se encontrarem bastas vezes desfazadas daquilo que seria curial esperar de um Presidente da República ( PR ) .
Depois do lamentável exercício na Cornucópia - onde a cereja em cima do bolo foi a falsidade da declaração de ter estado presente no espectáculo inaugural da Companhia - surgiu agora, no sítio da Presidência ( ! ), o lamento pelo falecimento de George Michael .
Assunto que para o PR ( ou será antes para o comentador MRS ? ) se revestia de relevante interesse nacional e/ou internacional, pelo que não podia deixar de merecer um comentário de tão hiperactivo personagem .
Interrogo-me mesmo se MRS não terá chegado a pensar declarar ter estado no primeiro espectáculo a solo de George Michael depois de este se ter desligado do Duo Whaw .
Terá sido o temor de um novo e imediato desmentido que o levou a recuar ?
Quem sabe ...
publicado por Loscar Elmano às 23:46
PDFEmail


Dezembro 24 2016
Marcelo Rebelo de Sousa ( MRS ), no cargo de Presidente da República ( PR ), mostra-se incapaz de mudar no conjunto das suas qualidades ( imensas ) e dos seus defeitos ( muitos ) .
Entre estes continua o de criar - ou, melhor dizendo, inventar - factos .
Foi o que mais uma vez aconteceu na sua lamentável actuação na Cornucópia .
Não satisfeito com a sua intromissão abusiva nas competências governamentais - sem problemas, como seria previsível, uma vez que o gestor da "geringonça" aguenta tudo enquanto o PR lhe for "aparando" o jogo - teve ainda o desplante de declarar ter estado no primeiro espectáculo da Cornucópia .
Só que, quase de imediato, um dos fundadores da Companhia - Silva Melo - veio afirmar de forma peremptória que MRS não esteve presente nesse espectáculo inaugural .
Há muitos anos que o actual PR nos habituou às suas invenções .
Umas vezes mais elaboradas, como na descrição da refeição em que tinha sido servida uma sopa vichyssoise e que Paulo Portas "engoliu" como verdadeira, e outras mais simples .
Se num simples comentador já é algo chocante, a um PR torna-se inaceitável este tipo de comportamento .
Só que, como diz há muito a sabedoria do nosso povo, "burro velho não aprende línguas" .
Mas é pena !
publicado por Loscar Elmano às 21:16
PDFEmail


Dezembro 01 2016
O comportamento dos deputados do Bloco de Esquerda na Assembleia da República durante a visita dos Reis de Espanha tem merecido abundantes comentários críticos .
O discurso de Felipe VI, na sessão realizada no hemiciclo, foi aplaudido de pé por PS, PSD e CDS . O PCP permaneceu estático depois de se levantar, enquanto o BE se manteve sentado e não aplaudiu .
Deputados do PS e do PSD, nas redes sociais, acusaram os bloquistas de falta de educação e de desrespeito pelos monarcas espanhois .
Ana Sá Lopes, no jornal i, produziu um lúcido comentário, no qual, entre outros pontos, assinalou que :
* ficar sentado sem aplaudir o discurso do Rei - em nome do princípio da não aceitação da monarquia - é uma coisa ao nível de associação de estudantes ;
* mais grave foi ainda a não comparência  na sessão de cumprimentos que o Parlamento de que o Bloco de Esquerda faz parte - e com um número elevado de deputados - organizou para a visita dos Reis de Espanha ;
* a monarquia foi aprovada em Espanha em referendo constitucional .
Pessoalmente o comportamento do BE não me admirou .
Já sabia que para o Bloco nem todas as "dinastias" são iguais ...
Uma dinastia como a espanhola, vigorando num regime plenamente democrático, é uma dinastia execrável .
Uma outra dinastia, a castrista, perpetuando-se num regime ditatorial e antidemocratico,é merecedora das maiores loas e apontada como um exemplo a seguir .
Já sabiamos que o BE gostaria de ver algo de semelhante em Portugal .
Felizmente estamos bastante bem defendidos desse caos .
 
publicado por Loscar Elmano às 22:02
PDFEmail


Novembro 28 2016
os Reis de Espanha, durante a estadia no Porto, visitaram a exposição das obras de Miró, em Serralves, durante cerca de vinte minutos .
Visita curta .
Mas tenho que confessar - se fosse eu ainda teria poupado cerca de um quarto de hora ...
publicado por Loscar Elmano às 23:11
PDFEmail


Novembro 27 2016
A propósito do 25 de Novembro de 1975 escreveu António Balbino Caldeira ( transcrevo rigorosamente ) :
"Na noite de 24 de Novembro de 1975, enquanto os militantes do Partido Comunista, do Couço a Grândola enchiam as cartucheiras e aqueciam os motores das camionetas para vir participar na revolução, em Lisboa, juntamente com o Ralis, Copcon e os paraquedistas chefiados por sargentos, além dos civis a quem tinham sido previamente distribuidas armas, Eduardo Ferro Rodrigues, radical do MES, organizava os SUV ( Soldados Unidos Vencerão ) do Regimento de Infantaria nº 2, de Abrantes, para rodar sobre a capital" ( fim de citação ) .
No dia 24 do corrente Ferro Rodrigues foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, tendo recebido a distinção de forma discreta, a seu pedido .
A Ordem da Liberdade destina-se a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e da causa da liberdade .
Fica apenas uma pergunta :
Será a mesma pessoa ou trata-se de um homónimo ?
publicado por Loscar Elmano às 17:50
PDFEmail


Novembro 25 2016
O Secretário de Estado Mourinho Félix, dirigindo-se a um deputado do PSD, admitiu que o mesmo, em alternativa a outro tipo de falha, poderia sofrer de "disfunção cognitiva temporária" .
Perante o sururu levantado o referido membro do Governo recuou e, em poucos minutos, curou da doença o deputado em causa .
Nunca, em qualquer parte do mundo, uma "disfunção cognitiva" se revelou tão limitadamente temporária .
Mais um recorde português no Guiness Book of Records .
publicado por Loscar Elmano às 22:58
PDFEmail


Novembro 24 2016
O Governo PS, com o beneplácito ou, pelo menos, a aceitação tácita dos seus acólitos na "geringonça", continua :
* o assalto ao aparelho de Estado ;
* a multiplicação de vínculos precários, ao invés do que proclama em matéria de segurança no emprego .
A Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público ( DGAEP ) difundiu os números e eles não enganam e escancaram a chocante realidade .
Em Setembro de 2015, com o Governo PSD/CDS, os gabinetes dos membros do Governo tinham 931 funcionários.
Em Setembro de 2016, um ano depois e naturalmente em resultado da tomada de posse de António Costa como Primeiro-Ministro, esse número cresceu para 1090 - são mais 159 apaniguados nas instalações do poder !
Por seu turno, na Administração Central, o crescimento de trabalhadores foi de uns impressionantes 6329 . Mas, mais impressionante ainda, negando e de que maneira as preocupações sociais do Governo, 5981 desses novos trabalhadores foram contratados a termo .
Bem prega Frei Tomás em matéria de estabilidade de emprego e de fomento de políticas sociais progressistas !
publicado por Loscar Elmano às 22:32
PDFEmail


Novembro 23 2016
O mundo do futebol é um mundo rasteiro, de emoções primárias .
A fixação dos sportinguistas nos benfiquistas e dos benfiquistas nos sportinguistas é tão intensa que quase não os deixa pensar em mais nada .
E agora tivemos mais um exemplo .
O Benfica andava há bastante tempo a ver quando poderia imitar a "brilhante" figura feita pelo Sporting em Guimarães .
Finalmente conseguiu-o na Turquia ...
publicado por Loscar Elmano às 23:12
PDFEmail





Site de poesia, pensamentos, análise política e social, polémica,

Sem comentários:

Enviar um comentário